Confira o que abre e fecha no Dia de Finados

Confira o que abre e fecha no Dia de Finados

Recomendação é para que a população preste homenagens aos finados em casa, para evitar aglomerações nos cemitérios.

Nesta segunda-feira (2/11), os órgãos e serviços públicos, assim como o comércio, vão funcionar de modo diferenciado em função do Dia de Finados. As mudanças nos horários já começaram na sexta-feira passada (30/10), com a transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. A previsão do tempo para o feriado é chuva intensa.

Cemitérios

Na próxima segunda, os cemitérios vão funcionar em horário ampliado para reduzir aglomerações: das 7h às 19h. Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) editou um decreto com regras para a visitação dos cemitérios no feriado. 

Comércio

As lojas de shoppings poderão funcionar normalmente das 10h às 22h neste domingo. Na segunda-feira, cada estabelecimento tem autonomia para definir os horários de abertura e fechamento: 

  • Park Shopping: 10h às 22h
  • Taguatinga Shopping: lojas 14h às 20h / Praça de alimentação 12h às
  • 22h
  • JK Shopping: lojas 14h às 20h / Praça de alimentação e Lazer 12h às 22h
  • Conjunto Nacional: 10h às 22h
  • Terraço Shopping: lojas 13h às 19h / Praça de Alimentação 12h às 22h
  • Pátio Brasil: lojas 14h às 20h / Praça de alimentação 12h às 20h

Lazer

Além de estarem livres para os pedestres neste domingo, o Eixão do Lazer e a W3 Sul serão interditados para os veículos também na segunda. O Parque da Cidade e os Parques Ecológicos também vão abrir normalmente ao público.

O Zoológico de Brasília também vai abrir nos dois dias, das 9h às 17h. A lotação máxima é de 1,5 mil pessoas.

A Torre de TV também estará aberta normalmente à visitação neste domingo. O mirante estará liberado das 12h às 18h. Na segunda-feira, o ponto turístico não abre.

Outra opção é o Planetário, que vai funcionar no domingo e segunda, das 9h às 17h. O uso de máscara é obrigatório no local.

Os museus, que foram autorizados a reabrir em meio à flexibilização das medidas de isolamento social, também vão funcionar em horários específicos. Confira:

  • Museu Nacional da República: 10 às 16h (domingo)
  • Museu Vivo da Memória Candanga: 10 às 16h (domingo e segunda)
  • Memorial dos Povos Indígenas: 09 às 15h (domingo e segunda)
  • Centro Cultural Três Poderes: 09 às 15h (domingo e segunda)

Saúde

As Farmácias de Alto Custo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os ambulatórios dos hospitais terão os atendimentos interrompidos até a próxima terça-feira (3/11). O mesmo ocorre com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD. Apenas os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, terão atendimento 24h mantido.

As emergências dos hospitais regionais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem funcionando 24h sem interrupção.

Transporte

Apenas na segunda-feira haverá mudança na circulação dos ônibus: o transporte vai seguir a tabela de domingo. Para consultar os horários das linhas, basta conferir o site DF no Ponto. O metrô também vai seguir a tabela de horários de domingo na segunda, das 7h às 19h.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) não vão suspender o funcionamento, e seguem abertas na próxima segunda-feira.

Serviços fechados

No Departamento de Trânsito do DF (Detran), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), bancos, hemocentro, postos do Na Hora, agências do trabalhador, DF Legal e restaurantes comunitários só voltam a ter expediente na terça-feira.

Deixe o seu comentário
Comente
Nome
O email

Fale conosco